Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

março 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Quem está conectado?

4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


2 participantes

    Custo médio de vida mensal / Impostos / Racismo

    avatar
    JoaoSousa
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 28/04/2012

    Custo médio de vida mensal / Impostos / Racismo Empty Custo médio de vida mensal / Impostos / Racismo

    Mensagem por JoaoSousa Sáb Abr 28, 2012 4:48 am

    Olá a todos os portugueses na Noruega!

    Chamo-me João Sousa e sou engenheiro informático com 5 anos de experiência.

    Após estes últimos anos em Portugal, decidi-me em ir tentar a minha sorte na Noruega, onde pelo que sei existe uma grande falta de engenheiros, sendo que tenho estado nos últimos tempos a enviar currículos para diversas empresas de Oslo, Bergen e Kristiansand, tendo tido resposta por parte de algumas.

    No entanto gostaria de saber algumas informações sobre a qualidade de vida na Noruega:

    O salário que me oferecem é cerca de 350/400 mil NOK por ano = 4000/4500 euros por mês mais ou menos, o que me parece muito bom, no entanto, gostaria de saber qual o custo de vida que vou ter para esses lados, ou seja, quanto dinheiro devo conseguir juntar no fim do mês, que é o mais importante.

    Assim por alto:

    35% de impostos = -1400 euros/mês.
    alojamento = -1000 euros/mês
    comida + transportes + outros gastos = -800 euros/mês

    ou seja, no fim do mês consigo juntar cerca de 1000 euros...

    Estas contas parecem-vos razoaveis ou estou a falhar em alguma coisa?

    Relativamente ao racismo e tratamento aos emigrantes, é algo que me preocupa bastante na Noruega. Sendo eu mulato (longe do típico noruegues em termos fisicos) e não falando norueguês, acham que existe risco de ser vitima de racismo ou ataques por grupos de extrema direita? Pelo que pesquisei na Internet o partido de extrema direita da Noruega teve 20% dos votos nas ultimas eleições, o que é preocupante.. Existem grupos de neo-nazis e skinheads ou assim a passear aí pelas ruas ou o ambiente é melhor que em Lisboa??

    Obrigado a todos e espero juntar-me a voces em breve!
    João
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Custo médio de vida mensal / Impostos / Racismo Empty Re: Custo médio de vida mensal / Impostos / Racismo

    Mensagem por Nasa Seg maio 07, 2012 12:42 am

    Olá.
    350.000 Coroas é pouco, 400.000 é mais razoável para aqui, mas mesmo assim bastante baixo para um ordenado norueguês. Mas como é estrangeiro e a comecar, eles oferecem sempre menos..
    Com 400.000 vai pagar cerca de 37-38% de impostos. O passe social em Oslo custa 520 Coroas/mês, alojamento 12-14.mil (8 mil só bem nos arredores e em zonas com muitos estrangeiros). A comida é também muito cara, conte no mínimo com 400 coroas/semana!!!

    O que leu sobre o partido Progressista é um completo exagero e deturpacäo da realidade. Näo sao de extrema-direita, säo sobretudo um partido populista que pretende reduzir a carga fiscal, usar mais dinheiro do petróleo, e limitar a vinda de refugiados do 3.mundo. Mas näo têm nada a ver nem de perto com por ex. Le Pen! A cidade é segura, quem dera a nós em Portugal!!!
    E os elementos (muito poucos) que têm problemas com estrangeiros, näo implicam connosco, implicam sim com os paquistaneses ou vietnamitas (e apenas os jovens membros de pseudo-gangs...) portanto...relax...!!!

    HF

      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 11:46 am