Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com

Login

Esqueci minha senha

Abril 2014

SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Quem está conectado

2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 58 em Qua Maio 23, 2012 8:48 pm

Aprendendo norueguês

Compartilhe

spectator
    Inactive
    Inactive

Aprendendo norueguês

Mensagem por spectator em Qua Maio 23, 2012 10:30 am

Olá a todos!

Em breve estou de partida para a Noruega e comecei agora a pegar nuns livros e nuns sites para aprender norueguês. Sei que não será assim que irei falar algum dia a língua mas penso ser uma boa base para começar à séria assim que chegue ao meu destino.

O objectivo deste tópico é que aqui sejam partilhadas as histórias de quem aprendeu ou está a aprender a língua. Como aprenderam, que cursos tiraram, quanto tempo demoraram, etc..
    Neste e tópico podem também partilhar sites, livros e dicas que possam ajudar quem está a aprender.

A minha primeira impressão é que é uma língua bastante simples gramaticalmente mas muito complicada de ser pronunciada e percebida, principalmente devido à velocidade que as palavras são ditas.

A minha aprendizagem tem sido através do livro Colloquial Norwegian (trás também uns ficheiros de audio e podem encontrar facilmente na net) e do site http://www.ntnu.edu/now.

Boa sorte!

Nasa
    Active
    Active

Re: Aprendendo norueguês

Mensagem por Nasa em Qua Maio 23, 2012 6:15 pm

A gramática norueguesa é mais simples que as gramáticas de línguas latinas, mas tem várias barreiras, em especial as preposiçöes (têm que, basicamente, aprender-se uma a uma consoante os casos e as expressöes....e há milhares de situaçöes e expressöes diferentes). Eles também "conjugam" os substantivos com os pronomes...o que näo existe em português, e têm o "neutro" para além do masculino e do feminino.
    A pronúncia é o maior obstáculo, sobretudo devido à imensidäo de dialetos!!! Há mais de 190 em toda a Noruega, e as variaçöes entre dialetos podem frequentemente ser equiparáveis às diferenças entre por ex. português e espanhol.
    A juntar a isto, há ainda o facto de a Noruega possuir duas línguas oficiais: o Bokmål e o Nynorsk, que diferem entre si como o português e o espanhol. (eu pessoalmente acho que o sueco é mais fácil de ler e entender do que o Nynorsk, dado que falo Bokmål e detesto o Nynorsk).

A pronúncia exige muita prática a partir do início, senäo encarrilha-se pelo rumo errado foneticamente. E falar bem (foneticamente) é sem dúvida um abre-portas aqui para os estrangeiros.

Se estiver "mergulhado" num ambiente linguístico norueguês 24-horas por dia e deixar rapidamente de recorrer ao inglês, devia estar em condiçöes de comunicar o essencial ao fim de 5-6 meses, mas falar fluentemente só depois de uns 2 anos...
    O melhor curso para se aprender é integrar-se num meio norueguês desde o primeiro dia, e falar sem ter medo de cometer erros. O isolamento decerto näo ajuda.

O site que cita, ou outros cursos com cds etc pecam todos pelo mesmo: nenhum norueguês fala dessa forma, é quase como o B-A-Bá da escola primária, o "sindroma de Linguaphone"...tem uma fonética muito artificial e nada coloquial do dia-a-dia. Ou seja, a melhor forma de aprender é a mesma que um estrangeiro teira para aprender português: misturar-se com os locais e falar, perguntar, repetir, ensaiar, decorar e näo ter medo de tentar..

:-)

Última edição por Nasa em Ter Maio 29, 2012 10:07 am, editado 1 vez(es)

spectator
    Inactive
    Inactive

Mensagem por spectator em Sex Maio 25, 2012 9:55 am

Eu tenho a noção que os livros e os sites de línguas não são o ideal para aprender mas também penso que seja um bom começo, principalmente pelas bases gramaticais e de vocabulário que se pode adquirir.

A verdade é que também o único investimento feito nisso é tempo e nesta altura tenho algum disponível, por isso irei continuar.

5-6 meses para comunicar o essencial parece me um bom prazo, mas é como você diz, estar inserido num meio norueguês é essencial.

Num ponto tenho de discordar consigo. Mesmo sem grande conhecimento de causa considero que um apoio baseado na aprendizagem através da leitura e escrita também é importante. Não sei se você desconsidera esta hipótese, mas por não se referir a ela pareceu-me que você não a deu assim tanta importância...

Nasa
    Active
    Active

Mensagem por Nasa em Sex Maio 25, 2012 8:59 pm

Sim, tem toda a razäo. Como diz, a leitura e escrita säo igualmente importantíssimas! Eu lembro-me de que quando vim para cá passava horas seguidas a traduzir artigos e publicaçöes (näo havia googles nem nada parecido...), e isso ajudou-me imenso a perceber a formaçäo das palavras e dos conceitos. Importante näo esquecer...esta é uma língua conceptual, em que muito do puzzle linguistico é resolvido quando se entende a lógica por trás da junçäo de palavras para formar significados novos.
    E para isso...só mesmo leitura e aplicaçäo..

aalves
    Inactive
    Inactive

Mensagem por aalves em Seg Maio 28, 2012 8:18 pm

Eu gostaria de sublinhar que falar bem (foneticamente) é mesmo um abre-portas!! Os noruegueses reconhecem o esforço quando falamos bem a língua. Gostaria apenas de destacar um pormenor:a aprendizagem baseada na leitura e escrita é fundamental mas conheço vários casos de pessoas que sabem ler e escrever norueguês sem problemas mas falar... é outra história! E isto tem a ver com a postura, atitude, ausência de medo de falar e errar. Temos que "nos meter a elas" para que o mais rapidamente possível possamos falar perfeitamente norueguês.

Vânia
    Inactive
    Inactive

Mensagem por Vânia em Qui Nov 08, 2012 3:08 am

Boa noite a todos
    Primeiro post e decidi ajudar um pouco, mas também vou precisar de ajuda, por isso espero que também estejam aqui para mim! Wink) Há um livro maravilhoso que se chama Teach yourself norwegian, podem comprar ou sacar da net como eu..(Ups) , além desse livro que foi a minha bíblia, vão ao Google e vejam:Norwegian lesson...tem lá muita coisa interessante, aprendi muito...espero que ajude...um resto de boa noite.

Vânia
    Inactive
    Inactive

Mensagem por Vânia em Qui Nov 08, 2012 3:10 am

Peço desculpa...na parte das norwegian lessons é para procurarem no YouTube e não Google.. Wink

vany20
    Inactive
    Inactive

Mensagem por vany20 em Qui Maio 16, 2013 3:49 pm

Boa tarde a todos,

por acaso ninguém sabe se existe algum curso grátis de norueguês para estrangeiros em Oslo?

Hugo Miguel
    Active
    Active

Mensagem por Hugo Miguel em Qui Maio 16, 2013 10:41 pm

Gratis e Noruega nao sao coisas que andam de mao em mao infelizmente

Data/hora atual: Qui Abr 17, 2014 5:16 am