Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

março 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Quem está conectado?

3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


2 participantes

    Proposta de trabalho para a Noruega -> Dúvidas

    avatar
    saraoliveira875
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 14/06/2012

    Proposta de trabalho para a Noruega -> Dúvidas Empty Proposta de trabalho para a Noruega -> Dúvidas

    Mensagem por saraoliveira875 Qui Jun 14, 2012 5:45 pm

    Olá a todos os portugueses na Noruega!

    Sou a Sara, e estou agora acabar o curso de Engenharia Civil na FEUP.

    Estive ano passado em Trondheim durante 3 meses a fazer um estágio através do programa IAESTE e como gostei do país decidir tentar a minha sorte na feira de emprego que houve em Lisboa em Maio e após algumas entrevistas...

    Ofereceram-me uma proposta de trabalho para uma empresa norueguesa em Stavanger que me oferecem 452.500 nok por ano.

    Por isso tenho todas aquelas dúvidas relacionadas com os impostos, com o custo médio de vida. Gostava que me pudessem indicar alguns valores médios ou então alguns sites onde possa encontrar esta informação.

    O valor anual de rendimento é divido por 12 meses ou 14? Todos os meses são taxados com a mesma taxa de imposto?

    Tambem tenho duvidas de como o sistema de saúde deles funciona, porque quando estive em Trondheim apanhei gripe e paguei cerca de 45€ no hospital, o que não é propriamente barato. Até que ponto se deve criar um seguro de saúde?

    E já agora até que ponto esta proposta é atractiva?

    Cumprimentos,

    Sara Pinto
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Proposta de trabalho para a Noruega -> Dúvidas Empty Re: Proposta de trabalho para a Noruega -> Dúvidas

    Mensagem por Nasa Qui Jun 14, 2012 10:11 pm

    Olá Sara.

    Há um site muito conhecido na Noruega para este tipo de cálculos a que se refere: http://www.abcnyheter.no/penger/kalkulatorer/2009/06/16/lynbudsjett
    Sugiro que use o google translator. Mas eu fiz contas baseado nos seguintes factores: kr 452.500 de rendimento anual, você é sózinha, tem entre 18 e 50 anos, necessita de carro, e näo tem empréstimo bancário aqui. O resultado aponta para um total de impostos de kr 128.745, e rendimento líquido de kr 323.755
    Sobre o custo de vida, tem várias escolhas, mas caso escolha 25% abaixo da média (a poupar bem portanto..), os resultados säo os seguintes (valores anuais):
    - Alimentaçäo e bebidas: kr 18.108
    - Calçado e roupa: kr 7.560
    - Saúde e higiene: kr 5.490
    - Tempos livres: kr 8.370
    - Produtos do dia-a-dia: kr 2.070
    - Produtos para a casa: kr 2.880
    Total: kr 44.550

    -Despesas para carro: kr 50.000
    - Férias e lazer: kr 30.000
    - Seguros: kr 15.000
    - Transportes públicos: kr 10.000
    - Electricidade, aquecimento, etc: kr 30.000
    - Telefone/telemóvel: kr 10.000
    - Jornais e revistas: kr 2.000
    - Vida social, restaurante: kr 25.000
    - Diversos, miscelâneos: kr 24.000

    Total despesas diversos: 196.000

    Disponível no final do ano após despesas e impostos: kr 83.205
    ...ou por mês: kr 6.934

    Este calculador näo inclui as despesas com arrendamento de casa, que em stavanger devem ser de 10-14 mil coroas mensais para um apartamento com uns 50 m quadrados com sala, coznha, wc e quarto. Mas normalmente a luz e aquecimento estäo incluidas, e se poupar em viatura, miscelâneos e comida fora, näo deve ser grande problema. Como vê, aqui ganha-se bem mas...também se gasta bem, pelo que tem que ser cautelosa e cuidadosa com o seu orçamento individual. Mas se näo fizer grandes despesas supérfluas e arranjar alojamento em conta, com esse ordenado tem condiçöes para viver confortavelmente. Stavanger é täo ou mais cara que Oslo devido ao facto de ser a capital do petróleo.

    Agora sobre o resto:
    A Noruega tem segurança social e serviço nacional de saúde gratuito para todos os contribuintes, pelo que näo necessita de seguros de saúde. A razäo pela qual pagou 45 Euros deveu-se provavelmente ao facto de näo ter consigo na altura o chamado cartäo azul europeu de saúde, e em parte também por causa das taxas moderadoras (aqui também há). Mesmo assim 45 Euros é um valor significativamente mais dispendioso para um estrangeiro do que para um norueguês...
    Todos os empregos têm também que ter um plano privado de poupança-reforma obrigatório.: normalmente desconta 2% do seu ordenado para este efeito, mas em contrapartida tem boas garantias de reforma condigna.

    O valor do rendimento é divisível por 12 meses. Aqui näo há 13. ou 14 mês. Em dezembro retem-se apenas metade do imposto mensal regular e em Junho recebe-se o pagamento de férias (12% do ordenado do ano anterior) sem impostos. Mas no final do ano, os impostos säo determinados pelo rendimento global de todo o ano, pelo que qualquer benesse fiscal num determinado mês acaba por ser anulada pelo conjunto do ano. Quase todos os empregos oferecem 5 semanas de férias.
    Como é o primeiro ano que trabalha cá, näo tem direito ao pagamento das férias nesse primeiro ano, dado que na realidade as férias pagas säo descontadas (12% mensais) pelo próprio ao longo do ano anterior. Assim, no primeiro ano, vai ter que: ou tirar férias sem vencimento, ou trabalhar todos os 12 primeiros meses.

    Os estrangeiros têm também geralmente direito a um desconto especial de 15% de imposto sobre o redimento nos primeiros 4 anos de trabalho, mas as regras säo um pouco especiais pelo que aconselho a que se informe sobre este assunto assim que cá chegar junto da repartiçäo de finanças local. Um desconto destes pode significar uma quantia considerável, pelo que deve explorar o assunto!

    Quanto ao ordenado, näo é mau para um estrangeiro acabado de formar na sua área. Um norueguês provavelmente ganharia mais 20 ou 30 mil coroas, mas julgo que quem lhe ofereceu trabalho considera que a sua produtividade é menor no inicio por causa da barreira linguística. Eu no seu caso aceitaria essa proposta de kr 452.500 sem hesitar!

    Espero que tenha ajudado a ilucidá-la um pouco mais.


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 8:09 pm