Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Conectar-se

Esqueci minha senha

Dezembro 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Quem está conectado

2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter Maio 03, 2016 1:17 am


    Arquitectos panorama na Noruega?

    Compartilhe
    avatar
    LX
    Inactive
    Inactive

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 29/10/2012

    Arquitectos panorama na Noruega?

    Mensagem por LX em Seg Out 29, 2012 9:18 pm

    Boas, pergunto a quem possa saber sendo ou não sendo arquitecto ou engenheiro, ou que até possa ter amigos que o sejam, se sabem do panorama actual para encontrar emprego na área de Arquitectura?

    Qual seria a cidade ou localidade onde teria maior taxa de sucesso na busca?

    Antes de mudar-me msm, tenho estado a pensar ir durante 1 semana, semana e meia com CV e portfólio debaixo do braço ter uma lista de gabinetes e empresas e apresentar-me e deixar o CV, Será que são dados a isso, vêm com bons olhos?

    (pelo menos foi assim que sempre encontrei work aqui em Portugal, nunca fui muito de esperar que o milagre caia na caixa de email).

    Se me puderem dar alguma dica, desde já um obrigado Smile).

    Nasa
    Capitão
    Capitão

    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Re: Arquitectos panorama na Noruega?

    Mensagem por Nasa em Qua Out 31, 2012 10:59 pm

    Olá.

    Na Noruega, sem falar norueguês, ser-lhe-á extremamente difícil encontrar trabalho em qualquer área, incluindo arquitectura.
    Acho sensato vir cá por algum tempo, preparada (em especial, financeiramente!) para sondar o mercado de trabalho. Mas sem marcaçäo prévia e planeada, o que provavelmente se vai passar é que näo passa da recepçäo para dentro, e o contacto limita-se a um envelope com o CV e uma carta de apresentaçäo entregues à recepcionista...
    Näo é para ser pessimista...é apenas para alertá-la da forma geral de funcionamento das coisas aqui. Em especial os encontros para procura de emprego têm que ser marcados com boa antecipaçäo, e nesse caso eu aconselho-a a concentrar-se nas firmas que procuram arquitectos (as outras väo apenas ser perda de tempo e o cv vai direitinho ao caixote do lixo).
    pale


    avatar
    LX
    Inactive
    Inactive

    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 29/10/2012

    Re: Arquitectos panorama na Noruega?

    Mensagem por LX em Seg Nov 12, 2012 2:58 am

    Olá Nasa, antes de mais obrigada pela resposta. Peço desculpa por o meu feedback á resposta ter vindo tão tarde, mto work o que me deixa sem muita paciencia para internet quando chego a casa.

    Sim de facto primeiro queria e quero sondar conforme disse anteriormente antes da grande decisão o mercado de trabalho. Até porque só arranco defenitivamente com 1 contrato assinado. Tenho visto muitas propostas no Eures na minha área, uns pedem Inglês apenas mas com a condição de aprender o Norueguês, outros ambas.

    Este é um mercado mixado, depende também do cliente tipo que tanto o atelier ou empresa têm. se já tiverem uma forte cultura internacional nos primeiros tempos não se importam de ter arquitectos a falar apenas o inglês. Até porque estão habituados a estudantes Erasmus que entram no país para cursar e dps do curso acabam por ficar.

    Ainda só consegui responder ás chamadas "grandes empresas" que trabalham tb no ramo da exploração petrolifera, porque além de providenciarem casa c/ renda paga durante os primeiros meses, têm outras ajudas de custo. As outras mais pequenas absorvem um maior esforço financeiro. Portanto não sou nem era capaz de aterrar na Noruega sem nada e pensar daqui a umas semanas tenho trabalho na minha área.

    Prefiro sondar bem antes de sair de uma vez. Tinha ideias de ir sondar entre Maio e Julho, mas pelo que já percebi anda tudo já com a cabeça nas férias, nessa época. Vou seguir o teu conselho e começar a enviar com alguma antecedencia e indicar o periodo em que me encontro fisicamente no país p/ uma futura entrevista.

    Tive para começar 1 curso de Noruegues há semanas, mas o meu horário de trabalho não o permite, portanto terei mesmo de ir com o meu Inglês fluente. Qnd a sorte me sorrir na Nouega agarro a oportunidade de aprender a lingua com unhas e dentes.

    Smile Temos que acreditar

    Conteúdo patrocinado

    Re: Arquitectos panorama na Noruega?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Dez 11, 2017 12:11 pm