Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

abril 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Quem está conectado?

3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


    Emprego em oslo

    avatar
    Convidad
    Convidado


    oslo - Emprego em oslo Empty Emprego em oslo

    Mensagem por Convidad Qui Nov 01, 2012 9:16 pm

    Boa tarde,

    Chamo-me Márcia e estou em Oslo à cerca de 6 dias.

    Gostaria de saber o que tenho de fazer para me legalizar/registar cá e como posso arranjar trabalho.
    Não tenho nenhuma área especifica e não me importo de trabalhar em Cafés, hotéis, lojas ou supermercado. Falo bem o Inglês, um pouco de espanhol e estou a aprender norueguês.

    Alguém me pode ajudar??? É importantíssimo para mim obter toda a informação necessária para poder permanecer aqui.

    Agradeço desde já toda a ajuda possível.

    Cumprimentos,
    Márcia

    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    oslo - Emprego em oslo Empty Re: Emprego em oslo

    Mensagem por Nasa Sex Nov 02, 2012 8:17 pm

    Márcia escreveu:Boa tarde,

    Chamo-me Márcia e estou em Oslo à cerca de 6 dias.

    Gostaria de saber o que tenho de fazer para me legalizar/registar cá e como posso arranjar trabalho.
    Não tenho nenhuma área especifica e não me importo de trabalhar em Cafés, hotéis, lojas ou supermercado. Falo bem o Inglês, um pouco de espanhol e estou a aprender norueguês.

    Alguém me pode ajudar??? É importantíssimo para mim obter toda a informação necessária para poder permanecer aqui.

    Agradeço desde já toda a ajuda possível.

    Cumprimentos,
    Márcia


    Márcia, desculpe que lhe diga mas devia ter feito mais pesquisa em Portugal antes de vir...
    Mas uma vez que já cá está, deve ir imediatamente ao escritório da Eures/NAV da sua área, para registar-se como solicitadora de emprego e para pedir o nr. provisório de contribuinte (personnummer). Sem estas duas coisas, näo chega a lado nenhum, nem sequer consegue ter conta bancária ou assinatura de telemóvel. Tem também que provavelmente registar-se na polícia, mas no NAV podem informá-la mais correctamente.
    Espero que tenha vindo com o cartäo europeu de saúde (cartäo azul) de Portugal, caso contrário se algo lhe acontece receberá uma factura jeitosa da segurança social daqui...! Se näo trouxe o cartäo, peça-o imediatamente a Portugal.
    Tem também que ir às finanças (Skatt Øst) na rua Sweigaardsgate 17 em Oslo, ao longo da linha do eléctrico do lado esquerdo da estaçäo central dos combóios: existe lá uma secçäo para atendimento a estrangeiros em busca de trabalho, com muita informaçäo prática de que vai precisar.

    De resto, e conforme já deve ter percebido, é muito difícil encontrar emprego sem falar norueguês no mínimo ao nivel B ou C.
    Boa sorte!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    oslo - Emprego em oslo Empty Re: Emprego em oslo

    Mensagem por Convidad Sex Nov 02, 2012 9:01 pm

    Antes de mais, muito obrigado por ter respondido ao meu post.

    A questão aqui é que eu vim com o meu namorado. Ele teve uma proposta de trabalho e aceitou. Já cá está à uns meses e eu só agora é que vim.

    A informação que me deu, só veio complementar aquilo que eu já sabia devido à pesquisa que ambos fizemos pela Internet. A ideia era mesmo confirma-la de modo a que eu não fizesse nada errado.

    Quanto ao cartão de utente de Portugal (cartão azul), esse já não existe, isto é, com o novo cartão cidadão o número de seg social, b.i, utente e finanças, está tudo nesse mesmo cartão.

    Na Segunda feira dirijo-me então aos sítios que me indicou.

    Mais uma vez obrigada pela sua disponibilidade e ajuda prestada.

    Cumprimentos,
    Márcia

    avatar
    Convidad
    Convidado


    oslo - Emprego em oslo Empty Re: Emprego em oslo

    Mensagem por Convidad Sex Nov 02, 2012 9:18 pm

    Bom dia marcia

    o cartão de utente esse sim foi subsituido pelo cartão de cidadão, mas o cartão europeu de saúde
    é outro e é necessario para quem está no estrageiro...

    eu tenho o cartão, podes consultar mais informações aqui:

    http://europa.eu/youth/news/index_489_pt.html

    Conteúdo patrocinado


    oslo - Emprego em oslo Empty Re: Emprego em oslo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 9:49 pm