Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?

4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


+2
aivilhena
venha o bacalhau
6 participantes

    quero ir para a noruega.

    avatar
    venha o bacalhau
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 14/11/2011

    para - quero ir para a noruega. Empty quero ir para a noruega.

    Mensagem por venha o bacalhau Seg Nov 14, 2011 5:19 pm

    Boas.

    Sou o ricardo tenho 33 anos, tenho dois pequenos com a respetiva mãe, cão,gato,cagado e mais toda a bichèsa que os meus filhos me arranjam .

    Como todos sabem!
    Isto esta mal.

    Tenho mesmo que me fazer á vida.que esta malta tem toda que comer.

    E ja que vou, vou a serio. venha a noruega, q um bom portugues não tem medo da aventura.

    Agora as duvidas.

    Vou arrancar não sei se para oslo se para alesund.

    Tenho larga esperiencia em hotelaria.Sou pescador desportivo e praticante de pesca submarina.
    Dou me bem com o peixe.

    Qual sera a melhor opção?

    Sera mais facil conseguir trabalho num restaurante em oslo ou a pescar bacalhau em alesund?

    Quero partir daqui por volta do dia 20 de novembro, e gradeço todos os comentarios e conselhos que me possam dar.
    avatar
    aivilhena
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 09/12/2011

    para - quero ir para a noruega. Empty Sempre foi?

    Mensagem por aivilhena Sex Dez 09, 2011 2:12 am

    "Quero partir daqui por volta do dia 20 de novembro, e gradeço todos os comentarios e conselhos que me possam dar."

    Supostamente já está na Noruega há quase 20 dias... Foi para onde? Como está a correr?
    avatar
    tchico_ojm
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 26/03/2012

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por tchico_ojm Seg Mar 26, 2012 5:07 pm

    Boas pessoal

    Chamo-me Paulo e também quero aventurar me por terras norueguesas. Estou com ideia de sair de Portugal à procura de novas oportunidades. Sou licenciado (recentemente mestre) em Ambiente mas não há trabalho que me assuste, faço qualquer coisa, e até tenho alguma experiência em hotelaria e obras civis. Neste momento queria saber qual é a probabilidade de chegar à Noruega (Oslo) e encontrar trabalho, em qualquer área? Alguém me pode dar dicas tendo em conta esta situação?

    Obrigado
    avatar
    lpereira15
    Soldado
    Soldado


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 15/04/2012

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por lpereira15 Dom Abr 15, 2012 5:24 pm

    Boa tarde pessoal,
    sou Luis tenho 41 anos e estou a fazer todos os possíveis para me mudar para a Noruega, desde contactar com um amigo que já por aí andou 16 anos, até a um familiar de um amigo que por aí anda há mais de 40 anos (este último é bastante recente).

    Tenho experiência na área das vendas e marketing faz já 20 anos, estou a finalizar a licenciatura em Gestão de Marketing (acabo em 2 meses, tendo hipotese de finalizar através de e-learning).

    Quero mudar-me mesmo para a Noruega é um objectivo que persigo, estou a responder para todos os sites crediveís que tive acesso após contactar a embaixada em Portugal.

    A minha questão é se quem por aí anda já neste momento, se tem algumas dicas a dar no que respeita a empregos (se é "fácil"), estadia e níivel de vida (incluindo claro quais os vencimentos praticados, isto claro e uma vez que já li por aqui quem tente aproveitar-se de quem se está a mudar, dar condições inferiores ao que devem).

    Espero que a minha mudança para a Noruega seja rápida, as cosas aqui em Portugal estão mesmo a descambar.

    Obrigado
    avatar
    João Gabriel
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 23/06/2012

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por João Gabriel Sáb Jun 23, 2012 4:34 am

    Não sei se este é o tópico correcto, onde devo colocar este tipo de questão. No entanto vou fazê-lo na mesma e agradeço que no caso de não ser o local indicado para o fazer, que me redireccionem para o sítio correcto.
    Pois bem, tenho 22 anos, sou estudante universitário ( Gestão de Recursos Humanos ), encontro-me numa fase muito crítica da minha vida. Não me refiro a condições económicas, pois não me falta nada e até me posso dar ao luxo, ao contrário de muita gente, de fazer um estilo de vida um pouco acima da média ( a verdade seja dita, também tenho trabalhado para isso ).Mas como nem tudo pode ser perfeito, preciso de novos ares, ares mais frescos, novas oportunidades, conhecer novas línguas, novas culturas, novas pessoas. Queria congelar a matrícula da minha universidade e passar uns tempos noutro país, para me enriquecer como pessoa e como trabalhador. Esta não é uma ideia de hoje, já vem amadurecendo há bastante tempo, não a tomei de animo leve e estou BASTANTE decidido. Quero faze-lo. Porquê a Noruega? Não sei. Poderia ser qualquer outro país que me desse essa oportunidade.
    Não peço nenhuma grande resposta a esta mensagem, só peço a alguém que já esteja na Noruega ( e que seja membro deste grupo, é claro ) que me consiga dar umas luzes sobre o que devo fazer para saber mais sobre propostas de trabalho existentes neste país, pode ser algum site etc...
    Poderia escrever aqui parágrafos e parágrafos, mas não vos roubo mais tempo. Só peço umas luzes.. pequenas luzes sobre o que devo fazer para me encaminhar rumo a novos horizontes!
    Obrigado, agradeço uma resposta ( curta e objectiva )
    Abraço a todos!
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por Nasa Dom Jun 24, 2012 11:53 am

    Olá Joäo.
    EU li a sua mensagem com alguma perplexidade...
    Eu aconselho-o a vir cá de férias primeiro para sondar o terreno antes de dar cabo da sua vida aí e aqui. Porquê? - porque sem um curso concluido e sem saber falar o idioma, as probabilidades de o seu projecto falhar aqui säo muito elevadas, dado que vem cá para fazer o quê? O mercado de trabalho da Noruega é muito competitivo e exigente, e sem formaçäo especializada tem muito poucas opçöes. Sem falar norueguês säo quase nulas.
    Falta de mäo-de-obra mal formada näo há cá: dezenas de milhares de refugiados (muitos deles a falarem a língua) têm já enormes problemas em trabalhar, pelo que estrangeiros na mesma situaçäo têm que se pôr no final da fila, ACREDITE!
    Na semana passada, foram publicadas estatístcas na imprensa norueguesa sobre os números aluncinantes de solicitantes de emprego em 3 provincias norueguesas: para lhe dar um exemplo, 172 vagas em Sogn og Fjordane receberam 65.600 candidaturas do sul da europa (!!!), 397 vagas na provincia de Nordland receberem quase 68.000 (!!!!) candidaturas, enquanto que 695 vagas na província de Hordaland receberam quase 66.067 candidaturas do sul da europa. Um agricultor no norte que anunciou um emprego vago para limpar currais de vacas na quinta dele, recebeu 1497 candidaturas do sul da europa antes de ter que desligar o telefone e suspender a conta de e-mail por causa da torrente de candidaturas. Mais de metade eram candidatos com cursos superiores, muitos tinham metrados, e 2 tinham tinham mesmo doutoramentos!!! (se quiser ler para acreditar, consulte http://www.bt.no/jobb/1500-sokte-pa-jobb-som-gardshjelp-2722973.html#.T-cG1o4X6Vh

    Vários escritórios da NAV (a segurança social e fundo de desemprego da Noruega) estäo a vedar todas as candidaturas estrangeiras, dado que o número médio de candidatos por emprego anunciado é agora de tal forma elevado que faz estoirar os sistemas informáticos da NAV.
    Também na semana passada a imprensa norueguesa deu mais uma vez largo espaço a casos desesperados de sul-europeus à procura de trabalho na Noruega, sem sorte. Há casos de "quase-fome", e 3 espanhöis em Oslo (da construçäo civil, sem formaçäo superior e sem falarem norueguês) tiveram que ser retornados a espanha depois de passarem fome e dormirem numa tenda emprestada numa das ilhas da cidade, porque näo encontraram trabalho e tinham calculado mal o custo de vida na Noruega (ficaram sem dinheiro ao fim de apenas alguns dias). Muitos estrangeiros acabam em desespero a comer dos caixotes de lixo dos supermercados ou dos McDonalds, antes de perceberem que näo têm outra opçäo senäo regressar ao país de origem. As pessoas aí näo fazem ideia da dificuldade que se encontra quando se chega aqui às cegas para se procurar trabalho. A estratégia correcta é vir já com emprego!


    Última edição por Nasa em Dom Jun 24, 2012 3:34 pm, editado 5 vez(es)
    avatar
    lpereira15
    Soldado
    Soldado


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 15/04/2012

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por lpereira15 Dom Jun 24, 2012 1:53 pm

    Eu não estou na Noruega, quero ir para aí, mas nunca na vida sabendo do custo de vida, ia para aí sem emprego e antes demais sem saber falar o mínimo dos mínimos da língua.

    Estou a aprender Norueguês e garanto que não é fácil, também não é nada do outro mundo.

    Sigam o conselho de quem aí está e, não o encarem como uma forma dos dissuadir, pelo contrário, encarem de forma séria e realista dauilo de certo irão encontrar.
    avatar
    João Gabriel
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 23/06/2012

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por João Gabriel Seg Jun 25, 2012 7:41 am

    Antes de mais, muito obrigado por tão esclarecedora mensagem ( também foi com imensa perplexidade que a li. ). Não tinha noção da dimensão de tais números! Isso é prova do estado em que o sul da Europa está e reflexo das políticas demagógicas inconscientes e se me permite, terroristas que têm vindo a ser praticadas pelos nossos políticos ( Sul Europeus, ao serviço de alguns amiguinhos ). Mas não é essa discussão que aqui me trás, nem o motivo da minha resposta a esta sua mensagem.

    Talvez eu não me tenha feito entender do modo correcto e peço desculpa por isso. Possivelmente transmiti a ideia de que queria ir ( como os espanhóis famintos ), ao sabor do vento. Que quereria ir sem ter o mínimo de conhecimento sobre a referida Língua. Ou que quereria ir para ficar muitos anos. Não, nada disso. Na minha mensagem escrevi: "...que me consiga dar umas luzes sobre o que devo fazer para saber mais sobre propostas de trabalho existentes neste país, pode ser algum site etc...",

    e escrevi ainda:
    "...preciso de novos ares, ares mais frescos, novas oportunidades, conhecer novas línguas, novas culturas, novas pessoas. ",
    ao dizer esta ultima frase, não me refiro unicamente a um posto de trabalho. Quem sabe cursos de Norueguês financiados pelo estado? Ou um campo de férias para estudantes universitários europeus? etc, etc, etc...
    Pretendia com a anterior mensagem, dar a entender a minha curiosidade acerca deste país e a minha extrema vontade de conhecer culturas nórdicas ( apesar de não conhecer muito acerca delas, tenho a certeza que são MUITO MAIS evoluídas que as nossas, a vários níveis ). Não pretendi então dizer " Sou um puto imaturo, quero ir para a Noruega de hoje para amanhã, tenho crises existenciais e quero desistir da escola" Nada disso Smile Tenho os pés bem assentes na terra ( Terras Lusas, ainda ). Só pedi umas luzes, sobre o que devo fazer para caminhar rumo a novos horizontes, nem que seja um verão, 1 mês, 2 meses... A fazer sei lá o quê... contei com a vossa ajuda para me orientar um pouquinho mais, para saber onde mais pesquisar, saber os prós e os contras... Peço desculpa se não me fiz entender convenientemente na mensagem precedente mensagem.
    OBRIGADOOO E ABRAÇO Smile
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por Nasa Seg Jun 25, 2012 6:58 pm

    Olá Joäo.

    Entendo...
    Eu dou-lhe os seguintes conselhos:
    - Acabe primeiro o seu curso antes de emigrar. Näo faca portanto nenhuma interrupçäo escolar.
    - Pondere em vir à Noruega nas férias grandes dos próximos anos, para assim ficar com uma impressäo mais sólida deste país e desta sociedade, para já näo falar de possíveis perspectivas de trabalho um dia.
    - Se acha que merece a pena, faça do idioma norueguês um hobby de aprendizagem. Assim, quando tiver o curso na mäo tem também bons conhecimentos da língua.
    - Nas férias faça contactos e amigos na Noruega. Isso vai ajudá-lo imenso de futuro...

    Boa sorte!

    Conteúdo patrocinado


    para - quero ir para a noruega. Empty Re: quero ir para a noruega.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 03, 2024 1:50 am