Portugueses na Noruega

Um aviso a todos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um aviso a todos

Mensagem por Hugo Miguel em Seg Dez 05, 2011 2:58 pm

Caros amigos,
Sei que crise leva muitos ao desespero e a procura de emprego na Noruega. Quero deixar um aviso, se algo parece ser bom demais, sejam criticos. Não se deixem cegar por promesas fantasticas. E o mais triste, se a oferta vem de um portugues, preparem-se para uma grande probalidade de serem usados, ha muita gente a ganhar com a infelicidade dos outros.
Não estou a acusar ninguem, mas tenho experiencia em ajudar pessoas que ca procuram trabalho e ja ca vivo a 15 anos. Se alguem receber uma proposta de ca e quiser pode contactar-me via hugo.miguel.dcs@gmail.com e eu posso ver e dar conselhos se é uma proposta digna, e não levo nada por qualquer ajuda que dou. Lembrem-se que algo (ordenado) que parece ser decente/bom em Portugal pode ser uma miseria ca. De resto desejo boa sorte a quem procura fazer uma vida ca, vale a pena

Hugo Miguel

Ver perfil do usuário http://www.lusofonia-bergen.com/forum

Re: Um aviso a todos

Mensagem por Hugo Miguel em Seg Dez 05, 2011 4:24 pm

Gostaria de adicionar que ja vi 3 empresas no espaco de curto tempo oferecer boas "propostas" a portugueses devido a crise, estas empresas apareceram agora e ao tentar contactar os seus proprietarios para vereficar se são serios nenhum me respondeu. Todas as empresas tem um portugues metido. Fica o aviso de quem se preocupa

Hugo Miguel

RE: UM AVISO A TODOS

Mensagem por VidaEdu em Seg Dez 05, 2011 8:05 pm

Caro Hugo Miguel,

Coincidente ou não, a sua mensagem foi colocada depois da mensagem que colocámos. Desta forma, aproveito para responder e esclarecer que a VidaEdu não é um caso dos que mencionou.
Somos orgulhosamente portugueses e temos parceiros em todo o Mundo, incluindo na Noruega. E de facto, o Programa que apresentamos parece e é, de facto, muito bom. Os mais de 50 anos do Programa e mais de 13.000 participantes comprovam-no. Felizmente, agora também está em Portugal, trazido pela VidaEdu Smile

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Obrigado,
Paulo Martins
VidaEdu
(paulo.martins@vidaedu.com)

VidaEdu

Ver perfil do usuário

Mensagem por Hugo Miguel em Seg Dez 05, 2011 8:15 pm

Ola Paulo,

Eu como disse na minha mensagem nao estava a apontar o dedo a alguem, eu ja enviei mails a companhias que vi pela internet e sao essas que nao me responderam e eu questiono a seriedade, voces ainda nao receberam esse mail e nao tenho nada negativo a dizer. Sinceramente espero que se existem algumas propostas boas que ajudem quem procura trabalho ca, melhor.. O meu aviso em geral é para as pessoas serem criticas a tudo, e isso deviam ser tambem quando não ha crise. Ja vi infelizmente muita gente a chegar ca, e a voltar pra Portugal devido a "sonhos" que não se realizaram

E posso mencionar, embora não tenha conhecimento da VidaEdu, não foi uma das companhias pra quem enviei um e-mail e que menciono na minha mensagem de hoje.

Hugo Miguel

Esclarecimento

Mensagem por antoniompq em Qua Dez 07, 2011 1:02 am

Estimado Hugo,

Embora não tenha dúvidas de que o seu post é bem intencionado, em linha com a sua participação neste fórum em que, pelo que já pude perceber, presta bastante auxilio aos portugueses recém-chegados à Noruega com informação importante, penso que se precipitou um pouco.

Sei que o que diz é uma realidade mas no caso dos dois anúncios que eu coloquei a empresa é a EFACEC e vai permanecer aqui entre 1 a 2 anos a fazer a instalação da 2ª fase do Bybanen.
A seriedade das propostas será obviamente detalhada se existirem pessoas com o perfil, senão não vale a pena..

Mas como disse anteriormente, entendo o seu post.

Como eu próprio vou permanecer aqui um ano é possível que ainda nos encontremos por aí, nem que seja na bola.. Smile

antoniompq

Ver perfil do usuário

Mensagem por Hugo Miguel em Qua Dez 07, 2011 8:03 am

antoniompq escreveu:Estimado Hugo,

Embora não tenha dúvidas de que o seu post é bem intencionado, em linha com a sua participação neste fórum em que, pelo que já pude perceber, presta bastante auxilio aos portugueses recém-chegados à Noruega com informação importante, penso que se precipitou um pouco.

Sei que o que diz é uma realidade mas no caso dos dois anúncios que eu coloquei a empresa é a EFACEC e vai permanecer aqui entre 1 a 2 anos a fazer a instalação da 2ª fase do Bybanen.
A seriedade das propostas será obviamente detalhada se existirem pessoas com o perfil, senão não vale a pena..

Mas como disse anteriormente, entendo o seu post.

Como eu próprio vou permanecer aqui um ano é possível que ainda nos encontremos por aí, nem que seja na bola.. Smile

Eu não me precipito, as pessoas vem para ca pensar que isto é uma maravilha, e ate é em muitos aspectos, mas nem a Noruega nem outros paises estão isentos de tentar explorar quem mais precisa, isto sem estar a culpar ninguem em especifico, pelo menos antes de eu ver uma oferta de trabalho.. Desde que me meti neste forum e outros tenho encontrado muita gente, e infelizmente são poucas as historias que acabam bem, eu não quero ver os portugueses ca a viverem como os polacos, mas sim que tenham uma vida digna, e se eu posso fazer algo com isso e pisar os pes de alguem, faco-o com prazer.

Quanto a empresas estrangeiras, não tenho nenhuma experiencia com empresas portuguesas a trabalhar na Noruega, mas sei muito bem o que se passa com a maioria de empresas da Polonia e outros paises dessa zona, em que exploram os seus empregados ao maximo, porque na Noruega é obrigatorio pagarem a tarifa usada na Noruega, e a maioria paga a tarifa da terra deles, e o resto do dinheiro metem no bolso, isso é a realidade que muitos vivem ca, depois vivem 5 em quartos de 1 pessoa a ganharem tao mal como ganhavam na terra deles, e trabalham o dia inteiro por migalhas.

Boa sorte com o projecto do Bybanen, esse novo trajecto passa perto da minha casa, por isso aqui fica o convite pra um café, o meu mail ja o tem ha muito tempo ;-)

Hugo Miguel

Mensagem por Luis Dinis em Seg Mar 05, 2012 12:29 pm

Bom dia Hugo, o meu nome é Luis, neste momento presto serviços para uma empresa portuguesa na área da construção civil, o ano passado estivemos a construir uma unidade industrial na ilha de Andoy, gostamos imenso do projecto na Noruega e neste momento estamos em vias de realizar um projecto em Sortland, devido a dimensão da nossa empresa e a falta de trabalho no mercado português estamos a tentar angariar uma pessoa fixa na Noruega que colabore conosco no sentido de angariar trabalho na nossa área. O desempenhar dessas funções não teria que ser num full-time, tendo apenas como função a apresentação junto dos gabinetes e entidades promotoras.
É de referir que temos a empresa registada no sistema de tributação Norueguês.
Pelo exposto se tiveres conhecimento de alguém ou poderes nos ajudar de alguma forma agradeço.
Abraço
Luis Dinis

Luis Dinis

Ver perfil do usuário

Viva

Mensagem por Ruy Miguel Rodrigues em Sab Abr 07, 2012 7:12 pm

Um grande bem aja a todos os membros deste forum.
O meu nome é Ruy Rodrigues sou natural de Faro e estou na Noruega desde Fevereiro deste ano, vim para cá como todos os demais em busca de uma vida melhor.
Estou a viver no sul da Noruega, perto de Lyngdal, estou a estudar noruguês e procuro trabalho.
Apesar de ter qualificação e formação superior estou disponivel para qualquer trabalho honesto e em qualquer local da Noruega.

Votos de boa páscoa,

Ruy

Ruy Miguel Rodrigues

Ver perfil do usuário

Mensagem por Caleidoscópio em Ter Abr 10, 2012 9:36 pm

Obrigado ao Hugo por se disponibilizar a ajudar as pessoas.

Caleidoscópio

Ver perfil do usuário

Mensagem por NP em Qui Abr 12, 2012 1:44 am

Obrigado, Hugo pelo fórum que cuidas-te e até por abrires os olhos. Porque gente para explorar é o que não falta! E cá em portugal tbm se passa o mesmo com portugueses e imigrantes do leste. Vem para cá com falsas esperanças depois sao explorados e elas trabalham como prostitutas e tem sido descobertos de casos em espanha de portugueses escravos

NP

Ver perfil do usuário

Mensagem por Nasa em Qua Maio 09, 2012 9:38 pm

Olá.
O Hugo tem toda a razäo. Tal como escrevi a uma das pessoas neste fórum, volto a insistir no seguinte: aconselho todos os que pretendem procurar aqui trabalho a contactarem o Eures antes de virem. Devem preparar-se financeiramente, no mínimo 3 mil euros por mês (e é se se poupar bem aqui) para uma aventura destas.
Pretendo apenas consciencializar as pessoas de que é muito dificil vir-se para cá às cegas na ilusäo de que os empregos aparecem a pontapé. Em especial para todos os que näo tenham formaçäo superior especializada, ou cursos técnicos reconhecidos aqui.
Muitos portugueses têm vindo cá, frequentemente mal preparados ou com falsas expectativas, tendo que regressar sem dinheiro e ainda mais desiludidos do que quando partiram daí. Vários casos dramáticos têm mesmo sido notícia na imprensa norueguesa, porque as pessoas vinham com ideias totalmente desfasadas sobre a dura realidade do mercado de trabalho norueguês, o elevadíssimo custo de vida, ou algo täo simples como encontrar alojamento (os rendeiros exigem aos potenciais inquilinos referências de antigos senhorios aqui, para näo falar de um depósito bancário numa conta especial equivalente a no mínimo 3 meses de renda!!).
Um conselho a todos: se cá vierem, encarem a vinda como umas férias prolongadas. Se a vinda aqui resultar em trabalho..óptimo, fantástico!. Mas se tiverem que regressar a Portugal sem nada na mäo, paciência, foram uma férias num país muito bonito.., pelo menos tentou-se!

Um abraço
Nasa

Nasa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Hugo Miguel em Qui Maio 10, 2012 4:01 pm

Obrigado Nasa, espero que as pessoas que participam neste forum tirem partido dos conselhos que lhes estamos a dar, e que consigam fazer uma vida ca.

Um abraco
Hugo Miguel

Hugo Miguel

Mensagem por Nasa em Dom Maio 13, 2012 11:47 am

Empresas norueguesas pouco interessadas em mäo-de-obra Sul-Europeia!!

A notícia do prestigioso jornal económico DN.no (ver www dn no/forsiden/naringsliv/article2361712.ece) diz o seguinte:
"- Apenas 3% das empresas norueguesas afirmam possuirem planos para empregar pessoas oriundas do Sul da Europa, segundo revela uma sondagem realizada pela Confederaçäo da Indústria Norueguesa entre 870 empresas. Existe um debate sobre a forma como a Noruega deve receber os desempregados do Sul da Europa. Os números do desemprego na Itália, Espanha e Portugal säo assustadores. Mas a sondagem mostra que os empregadores noruegueses näo têm necessidade do tipo de competências que o Sul da Europa tem para oferecer. Muitos dos desempregados Sul-Europeus possuem formaçäo ou experiência erradas (para o nosso mercado de trabalho), e por conseguinte as empresas norueguesas preferem empregar pessoas oriundas de outros países nórdicos ou do Leste Europeu, conforme afirma a Directora administrativa da confederaçäo do patronato Virke, a senhora Vibeke Madsen.
Isto constitui uma má notícia para os jovens Sul-Europeus que querem fugir ao desemprego elevadíssimo", pode também ler-se no artigo do DN norueguês.

Também a ministra norueguesa do emprego Hanne Bjurstrøm pediu publicamente em finais de Abril para os desempregados Sul-Europeus se preparem e arranjarem emprego ANTES de virem para a Noruega. A ministra comentava assim a situaçäo desesperada de desempregados Sul-Europeus à procura de trabalho na Noruega...acabando a viver debaixo de pontes em Bergen ou em asilos de desajolados em Oslo por falta de dinheiro para sobreviverem.
- diz a ministra que "-A Noruega näo tem nenhuma obrigaçäo como país de zelar pelos desempregados Sul-Europeus que caiem em situaçäo de miséria porque näo conseguem encontrar cá trabalho. Os Sul-Europeus que näo consigam encontrar emprego na Noruega devem regressar a casa antes de caírem em situaçäo de miséria aqui. A Europa possui um mercado de trabalho aberto e sem fronteiras, mas isso também significa que quando alguém näo encontra emprego noutro país deve regressar ao seu país de origem, onde apesar de tudo tem mais possibilidades de se reintegrar. A Noruega é um país de clima e águas frias, näo é confortável ser-se desalojado neste país,.." avisa ainda a ministra.

Aqui ficam portanto dois avisos aos que se pretendam aventurar à procura de trabalho na Noruega: as empresas norueguesas däo emprego em funçäo das qualificaçöes que precisam, e näo por desejarem ser caridosas. Sem dominarem o idioma e sem possuirem as qualificaçöes que vos permitam competir neste rigoroso mercado de trabalho, devem ponderar vir apenas cá se tiverem meios financeiros suficientes para se aguentarem uns tempos, e regressarem a Portugal se a busca de emprego näo resultar.

Espero sinceramente que os avisos que eu e o Hugo fazemos aqui näo sejam interpretados como mensagens para desmoralizar, mas sim para vos alertar e vos preparar. Prefiro ser realista do que sonhador, contar a verdade aos que têm os pés assentes na terra do que mentir aos que possuem uma visäo distorcida da Noruega. Arranjar emprego aqui näo é um conto de fadas, é muito difícil. Os que têm sorte säo excepçäo.

Boa sorte e invistam bem o vosso tempo!

Nasa

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: