Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Conectar-se

Esqueci minha senha

Novembro 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Quem está conectado

1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter Maio 03, 2016 1:17 am


    Entrevistas na Noruega

    Compartilhe

    apaismartins
    Soldado
    Soldado

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/06/2012

    Entrevistas na Noruega

    Mensagem por apaismartins em Qui Jun 21, 2012 8:36 pm

    Boa tarde. Tenho uma entrevista marcada para a Noruega, com possibilidade de fazer via Skype, ou presencialmente... apesar de me dar mais jeito fazer via skype, tenho medo que seja um ponto contra mim, pois tenho ideia que eles gostam de falar cara a cara com a pessoa, ou não será bem assim? E que tipo de entrevista costumam fazer? Não há lugar para testes psicotécnicos, ou assim? (a área em questão é para barnehage). Obrigada

    Nasa
    Capitão
    Capitão

    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Re: Entrevistas na Noruega

    Mensagem por Nasa em Qui Jun 21, 2012 9:29 pm

    Olá.
    Uma entrevista em presença é sempre preferível da óptica do empregador, por permitir fazer uma melhor ideia da pessoa entrevistada, etc.
    Näo, testes psicotécnicos säo bastante invulgares na Noruega, especialmente na área a que se refere. Mas é super-importante näo aparecer de fato e gravata, isso aqui é muito invulgar. Deve apresentar-se decentemente vestido, mas no máximo camisa (sem gravata, e de manga curta se fizer calor). Pode mesmo ir de ganga, eu próprio entrevistei recentemente 5 candidatos para uma posiçäo de economista no meu emprego, e apenas um veio com calça de fazenda (todos vieram de ganga). As entrevistas aqui säo feitas em tom bastante informal, pelo menos muito menos rígido e formal que em Portugal.
    A impressäo pessoal é importante nas entrevistas aqui, e claro as qualificaçöes. Provavelmente väo-lhe começar por perguntar aspectos do seu CV, passando depois à sua forma de ser, o que gosta de fazer nos tempos livres, os seus hobbys e interesses, 3 aspectos positivos e 3 aspectos negativos da sua forma de trabalhar e da sua personalidade, porque se candidatou ao emprego, quais as suas perspectivas de desenvolvimento na profissäo, o que é para si o emprego perfeito, o que julga que será a sua carreira daqui a 10 anos, como resolver 1 ou 2 situaçöes hipoteticas (dificeis) no seu trabalho, o que sabe sobre o sistema de barnehager da Noruega, o que é que acha que você tem que contribui para enriquecer o seu meio de trabalho, como lidaria em caso de uma situaçäo conflituosa com um colega, aluno ou pai, etc. Isto säo apenas exemplos de perguntas que eu faria se fosse entrevistar um candidato num barnehage, baseado na experiência das entrevistas aqui.
    Por fim devem perguntar-lhe qual o ordenado que espera, e qual o ordenado que tinha (näo convém mentir...!!) E mesmo no final, pergunta-lhe se há algo que você deseja perguntar a eles (por ex regime de férias, pensäo, horário de trabalho, cursos de actualizaçäo, pedir para ver o local de trabalho, etc).
    Deve responder de forma espontânea e solta...., candidatos que estudaram a liçäo e carregam na tecla "play" säo facilmente descrutinados...e eliminados.
    Nunca atropele a conversa durante a entrevista: quando um fala os outros escutam e só respondem chegada a sua vez. Isto é bastante importante aqui. Um candidato que numa entrevista interrompa o entrevistador, cai muito mal para a cultura empresarial dos noruegueses. Eles näo säo assim. É também importante näo cruzar os braços, ou falar alto (mantenha o mesmo volume e a mesma postura que os entrevistadores, e vai ver que tudo corre bem).

    Boa sorte!



    apaismartins
    Soldado
    Soldado

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/06/2012

    Re: Entrevistas na Noruega

    Mensagem por apaismartins em Qui Jun 21, 2012 10:25 pm

    Obrigada pelas dicas!

    apaismartins
    Soldado
    Soldado

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/06/2012

    Re: Entrevistas na Noruega

    Mensagem por apaismartins em Qui Jun 21, 2012 10:53 pm

    E já agora, eu nunca trabalhei na Noruega, e não tenho bem a noção de qual será, em média, o ordenado para um trabalho a tempo inteiro nesta área?

    Nasa
    Capitão
    Capitão

    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Re: Entrevistas na Noruega

    Mensagem por Nasa em Sex Jun 22, 2012 8:56 am

    Posso dizer-lhe, mas varia em funcäo de 1 factor importante: se o empregador é o barnehage de uma Comuna ou se é privado. Mas de uma forma geral, o ordenado de arranque em inicio de carreira ronda as Kr 290.000, com cinco anos de carreira ronda as 320.000. No sector privado é cerca de 15% mais bem pago, mas tem menos flexibilidade em termos de horários etc.
    Ou seja, näo é uma profissäo muito bem paga aqui...

    apaismartins
    Soldado
    Soldado

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/06/2012

    Re: Entrevistas na Noruega

    Mensagem por apaismartins em Sex Jun 22, 2012 9:38 am

    Ok, obrigada... o meu objectivo com este trabalho é mesmo aperfeiçoar/ aprender mais o meu norueguês para tentar depois então um trabalho na minha área- psicologia infantil. O que me parece dificil na Noruega é mesmo começar..

    Conteúdo patrocinado

    Re: Entrevistas na Noruega

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Nov 23, 2017 6:40 am