Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

abril 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Quem está conectado?

9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


3 participantes

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    avatar
    jsflog
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 23/06/2012

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por jsflog Sáb Jun 23, 2012 3:55 pm

    Bom dia a todos e desde já o meu obrigado pela ajuda que me puderem prestar.

    Tenho agendadas duas entrevistas de emprego na Noruega na área do Oil & Gas, uma para Trondheim e outra para Konsgberg. Os vencimentos são semelhantes, há volta de 85.000,00€/ano antes de impostos, mais seguro de saude e "pension scheme".

    Gostaria que partilhassem comigo a vossa opinião, sobre estas cidades, qual a melhor para viver (julgo que Trondheim seja bastante mais cara) e, se este ordenado está na média para um Eng.º com cerca de 13 anos de experiência nesta área.

    Tenho ideia que em termos de impostos, devo considerar cerca de 25% do valor anual a receber para descontos, é verdade?

    Grato por mais algumas ideias que possam partilhar:

    Cumprimentos,

    JS
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Re: Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por Nasa Dom Jun 24, 2012 10:50 am

    Olá. Säo duas cidades muito diferentes, mas o custo de vida é talvez um pouco mais elevado em Trondheim. Em Kongsberg tem mais horas de luz no inverno, e está próximo da capital. Há muitos engenheiros portugueses em Kongsberg, näo tantos em Trondheim.
    O ordenado, que julgo ronda as Kr 640.000 está adequado e dentro dos parâmetros esperados, pelo que näo é problema. Mas no tocante aos impostos, deve pôr-lhe pelo menos mais 10 pontos em cima. Se é casado em tem filhos beneficiará da classe 2 de impostos, o que lhe dá um desconto de uns 4-5%. Pode também tentar obter o desconto fiscal para estrangeiros nos primeiros 4 anos (cerca de 15%), mas necessita informar-se junto da repartiçäo local de finanças (ligninskontor) sobre se tem direito e como solicitar.
    De qualquer das formas, deve sempre contar com 35% de impostos, dado que com esse ordenado atinge o escaläo 7 do imposto marginal, o que significa que no valor acima das Kr 490.000 e até às kr 796.400 paga 44,8% de imposto por cada coroa ganha.
    Boa sorte!
    avatar
    jsflog
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 23/06/2012

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Re: Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por jsflog Dom Jun 24, 2012 9:50 pm

    Nasa,

    Agradeço os seus comentários e esclarecimentos.

    Cump.

    JS
    avatar
    Bishop_pt
    Cabo
    Cabo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 08/09/2012

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty fiquei um pouco confuso..

    Mensagem por Bishop_pt Ter Set 18, 2012 6:30 pm

    viva,

    amigo(a) Nasa, ao ler a sua resposta fiquei um pouco confuso.. primeiro diz que o amigo jsflog vai pagar 35% de impostos e no fim diz que acima das kr 490.000 e até as kr 796.400 paga 44,8% de imposto.

    no meu caso, a minha agencia pos-me no escalao 1 (erradamente, pq sou casado e tenho filhos) e actualmente estou a descontar 48%..
    foi me dito que quando preencher os papeis dos impostos no fim do ano, que me devolvem o imposto que paguei a mais.. a ver vamos..

    entretanto, gostava de entender uma coisa, visto que estou a ponderar aceitar uma oferta de kr700.000 anuais, vao-me descontar 36% ou os tais 44,8%?

    obrigado.

    cumprimentos,

    Rui
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Re: Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por Nasa Ter Set 18, 2012 9:14 pm

    Bishop_pt escreveu:viva,

    amigo(a) Nasa, ao ler a sua resposta fiquei um pouco confuso.. primeiro diz que o amigo jsflog vai pagar 35% de impostos e no fim diz que acima das kr 490.000 e até as kr 796.400 paga 44,8% de imposto.

    no meu caso, a minha agencia pos-me no escalao 1 (erradamente, pq sou casado e tenho filhos) e actualmente estou a descontar 48%..
    foi me dito que quando preencher os papeis dos impostos no fim do ano, que me devolvem o imposto que paguei a mais.. a ver vamos..

    entretanto, gostava de entender uma coisa, visto que estou a ponderar aceitar uma oferta de kr700.000 anuais, vao-me descontar 36% ou os tais 44,8%?

    obrigado.

    cumprimentos,

    Rui

    Rui, o que eu quiz dizer é o seguinte: até às 490 coroas paga ceca de 35%, entre as 490 e as 740 paga 48%. No final do ano, eles fazem-lhe a média dos descontos por escalöes, e ou lhe devolvem IRS ou lhe pedem um pagamento adicional.
    Com um rendimento anul na ordem das 700.000 Coroas (e classe 2 porque é casado e tem filhos), deve pagar no total uns 39-40% de imposto (incluindo a taxa normal e a taxa marginal sobre os rendimentos elevados).
    Os acertos säo efectuados entre junho e outubro de cada ano. Pelo que me conta, devem mesmo ter que lhe devolver dinheiro.


    avatar
    Bishop_pt
    Cabo
    Cabo


    Mensagens : 23
    Data de inscrição : 08/09/2012

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Re: Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por Bishop_pt Ter Set 18, 2012 10:29 pm

    amigo Nasa, obrigado pela explicação.

    você diz que os acertos sao feitos de Junho a Outubro.. mas referentes ao ano passado, certo?
    no meu caso, eu comecei em Abril deste ano, so posso fazer os acertos em Junho de 2013?

    li algures neste forum que me posso candidatar a desconto nos impostos por ser estrangeiro por um periodo de 4 anos, isso é verdade?

    em Portugal nunca percebi nada de impostos e aqui muito menos.. emigração a quanto obrigas..

    obrigado,

    Rui
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Re: Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por Nasa Qua Set 19, 2012 8:03 pm

    Olá Rui, sim os acertos de 2012 säo feitos em 2013. Assim, e como provavelmente descontou demais em 2012, vai receber IRS de volta em 2013.
    Pode candidatar-se ao tal desconto a que se refere: penso que se chama "særskilt utenlandsk fradrag" e corresponde a um desconto de 15% nos impostos dos primeiros 4 anos de descontos. Deve contactar o "ligningskontor" da sua zona fiscal e indagar isso o mais rapidamente possivel, e tentar obter o desconto também para 2012.
    Há alguns critérios para se receber este desconto, pelo que o ligningskontor é o local mais indicado para o informarem correctamente.


    Conteúdo patrocinado


    Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg Empty Re: Proposta de Trabalho na Noruega - Trondheim ou Kongsberg

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 10:50 pm