Norsok1975 escreveu:Então assim quanto ganha um engenheiro químico aí na Noruega.
Já que 45000 € não devo aceitar a proposta, quando devo tentar negociar para ser um valor aceitável. Estou a falar de valores brutos, ou seja antes de impostos e descontos para planos de saúde, etc.
Obrigado
De acordo com o site da ordem dos engenheiros aqui (http://www.nito.no/Lonn/Hva-tjener-en-ingenior/Lonnskalkulator/), o ordenado dos engenheiros químicos varia com o tipo de especializaçäo, formaçäo complementar, a experiência e anos de serviço, a regiäo, e se é sector privado ou estatal.
Ainda segundo a mesma fonte, o ordenado médio de arranque para um engenheiro químico em Oslo e arredores, no sector privado / Estado, no início de carreira é em 2012 de (Sector privado: NOK 432.700/ Estado: NOK 432.486). Com 10 a 14 anos de experiência, o ordenado médio situa-se à volta de (sector privado: NOK 587.302/ Estado: NOK 504.028).
Como vê, e mesmo que fosse um novaço acabado de saír da universidade, a oferta que lhe fizeram de NOK 342.000 (€45.000) é demasiado baixa (eu diria mesmo totalmente ridícula!) para o que é comum no seu ramo aqui.
Na Noruega, os anos de experiência para efeito de salário contam onde quer que os tenha tido, pelo que se tiver 10 anos de experiencia em Portugal isso ajuda-o a negociar um ordenado mais alto. O seu grande senäo é o idioma, que no seu caso prejudica-o por ser para si um handicap, pelo que deve ponderar quanto é que a corda negocial aguenta antes de se partir..
Eu tentaria no mínimo dos mínimos obter um ordenado de arranque igual a um recém-formado, ou seja NOK 432.000, logo com uma subida de escaläo terminado o periodo experimental de 6 meses (ou seja, NOK 445.000 ou algo que o valha... Quantos mais anos de experiência, mais possibilidades terá para exigir melhor ordenado).
Mas por favor näo me atire as culpas para mim caso a negociaçäo falhe...eu penso como um norueguês engenheiro à procura de trabalho...näo como um português.
Espero que tenha ajudado a esclarecer o assunto.
Boa sorte.