Portugueses na Noruega

Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

novembro 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Quem está conectado?

5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 125 em Sáb Nov 09, 2024 7:37 am

4 participantes

Informação

Norsok1975
    Inactive
    Inactive

Informação Empty Informação

Mensagem por Norsok1975 Dom Jun 03, 2012 2:50 pm

Olá pessoal

Gostaria de uma informação, tive uma proposta para trabalhar na noruega por 45000 €/ano brutos, gostava de saber se é muito ou pouco. Não tenho a noção de quanto é que teria que pagar da impostos e quanto realmente iria sobrar para os meus gastos.

Muito Obrigado

Abraço e Felicidades para todos
    Hugo Miguel
    Capitão
    Capitão

Informação Empty Re: Informação

Mensagem por Hugo Miguel Seg Jun 04, 2012 4:02 pm

Impossivel de dizer se é bom ou mau se não informas que emprego é
    Nasa
    Capitão
    Capitão

Mensagem por Nasa Seg Jun 04, 2012 9:33 pm

Tal como o Hugo diz com toda a razäo, é dificil dizer se é bom ou näo sem se saber qual o tipo de emprego. Se indicar a área/profissäo, é mais fácil fazer-se uma ideia...
    Com base no que a maior parte dos noruegueses ganha, eu arriscaria dizer que esse valor é quando muito "razoável", mas abaixo da média para a vasta maioria das profissöes aqui. Se em adiçäo um emprego obrigar a ter viatura própria para se poder deslocar para o trabalho, bem entäo esse valor é definitivamente "mau".
    O valor dos impostos é também difícil de prever antecipadamente, mas para um ordenado desses deve ter que pagar 34%-38% de impostos (se for solteiro e sem filhos).
    O custo de vida na Noruega é muito elevado, e Oslo figura sempre entre as 3 cidades mais caras do mundo. O cenário näo é muito melhor nos outros centros urbanos.
    Aconselho-o a pesquisar o máximo que consiga na internet para recolher informaçöes sobre o ordenado médio para noruegueses em posiçöes comparáveis, e aspectos juridico-laborais do contrato que lhe for oferecido. Por exemplo, o emprego inclui plano (que aqui é obrigatório!) de poupança-reforma, para nomear apenas um dos muitos aspectos que se deve ter em conta? Contacte o Eures em Oslo antes de assinar um contrato (encontra os contactos na internet), e peça uma opiniäo independente. Näo se deixe iliudir por ordenados que parecem muito altos em Portugal, mas que aqui mal chegam para viver condignamente...
    E o emprego inclui alojamento? -caso näo inclua, arrisca-se a chegar aqui com trabalho, mas deparar-se com a enorme barreira do aluguer de uma casa, ou entäo conseguir alugar mas apenas por preços proibitivos para o seu ordenado....!

Espero que tenha ajudado...

fcosta
    Inactive
    Inactive

Mensagem por fcosta Qua Jun 06, 2012 11:56 pm

45000 euros por ano sao mais ou menos 360 000 NOK ou um pouco menos com o euro em baixo agora.

Ser muito ou pouco depende da experiencia que tem.

360k NOK anuais da a volta de 20 000 nok mensais depois de +- 36% impostos.Depois depende de onde tenciona morar.Se for sozinho em Oslo num apartamento os precos comecam em 1000 euros por apartamento pequeno ( nao me lembro se tem electricidade incluida e internet, a agua esta incluida sempre no arrendamento) mas o normal sao a volta de 1250 euros por um aparatmento com tudo em Oslo. Se for viver para fora de Oslo então o preco da renda baixa quanto mais longe de uma grande cidade estiver mais o preco diminui.por comparacao em grimdstad um bom apartamento 2 a 3 assoalhadas aluga-se por entre 600 a 1000 euros.

Depois o preco dos transportes tambem depende tal como ja foi referido atrás.O principal gasto de viver na Noruega é sem duvida a acomodacao e em muitos casos pode levar ou metade ou mais de metade do ordenado dependendo das escolhas que se facam no aluguer do apartamento.

As empresas que contractam geralmente ajudam a arranjar alojamento por isso é apenas uma questão de comunicacao.

Se por outro lado estiver disponivel para viver em casa partilhada o preco de um quarto é um terco ou metade de uma renda de um apartamento normal tem é o incoveniente de não estar tão à vontade.

Espero que estas palavras o tenham ajudado.
    Norsok1975
    Inactive
    Inactive

Mensagem por Norsok1975 Qui Jun 07, 2012 6:41 pm

Então assim quanto ganha um engenheiro químico aí na Noruega.

Já que 45000 € não devo aceitar a proposta, quando devo tentar negociar para ser um valor aceitável. Estou a falar de valores brutos, ou seja antes de impostos e descontos para planos de saúde, etc.

Obrigado
    Nasa
    Capitão
    Capitão

Mensagem por Nasa Qui Jun 07, 2012 9:41 pm

Norsok1975 escreveu:Então assim quanto ganha um engenheiro químico aí na Noruega.

Já que 45000 € não devo aceitar a proposta, quando devo tentar negociar para ser um valor aceitável. Estou a falar de valores brutos, ou seja antes de impostos e descontos para planos de saúde, etc.

Obrigado

De acordo com o site da ordem dos engenheiros aqui (http://www.nito.no/Lonn/Hva-tjener-en-ingenior/Lonnskalkulator/), o ordenado dos engenheiros químicos varia com o tipo de especializaçäo, formaçäo complementar, a experiência e anos de serviço, a regiäo, e se é sector privado ou estatal.
    Ainda segundo a mesma fonte, o ordenado médio de arranque para um engenheiro químico em Oslo e arredores, no sector privado / Estado, no início de carreira é em 2012 de (Sector privado: NOK 432.700/ Estado: NOK 432.486). Com 10 a 14 anos de experiência, o ordenado médio situa-se à volta de (sector privado: NOK 587.302/ Estado: NOK 504.028).
    Como vê, e mesmo que fosse um novaço acabado de saír da universidade, a oferta que lhe fizeram de NOK 342.000 (€45.000) é demasiado baixa (eu diria mesmo totalmente ridícula!) para o que é comum no seu ramo aqui.
    Na Noruega, os anos de experiência para efeito de salário contam onde quer que os tenha tido, pelo que se tiver 10 anos de experiencia em Portugal isso ajuda-o a negociar um ordenado mais alto. O seu grande senäo é o idioma, que no seu caso prejudica-o por ser para si um handicap, pelo que deve ponderar quanto é que a corda negocial aguenta antes de se partir..
    Eu tentaria no mínimo dos mínimos obter um ordenado de arranque igual a um recém-formado, ou seja NOK 432.000, logo com uma subida de escaläo terminado o periodo experimental de 6 meses (ou seja, NOK 445.000 ou algo que o valha... Quantos mais anos de experiência, mais possibilidades terá para exigir melhor ordenado).
    Mas por favor näo me atire as culpas para mim caso a negociaçäo falhe...eu penso como um norueguês engenheiro à procura de trabalho...näo como um português.

Espero que tenha ajudado a esclarecer o assunto.
    Boa sorte.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado