Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?

2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


2 participantes

    Dentistas na Noruega

    avatar
    Mara Ramos
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/07/2012

    Dentistas na Noruega Empty Dentistas na Noruega

    Mensagem por Mara Ramos Sex Jul 27, 2012 7:02 pm

    Boa Tarde!
    Sou estudante de Medicina Dentária e queria muito ir para a Noruega quando acabar o curso.
    Alguém sabe como é o mercado de trabalho para dentistas na Noruega??

    Cumprimentos

    Mara Ramos
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Nasa Sáb Jul 28, 2012 1:50 pm

    Olá Mara.

    Sem falar norueguês pode esquecer as possibilidades de trabalho.
    O mercado está mais ou menos saturado para posiçöes de dentista sem especialidade. Tem também muita competiçäo por dentistas suecos e polacos (os suecos falam um idioma muito semelhante, e os polacos aprendem norueguês em 1-2-3).
    Mas se quiser apostar numa área com inúmeras possibilidades aqui e no estrangeiro, aconselho-a a tentar arranjar um estágio de pós-graduçäo em ortopedia maxilar (kjeveortopedi), na escola superior de medicina dentária em Oslo. Todos os anos eles admitem 1-2 estagiários portugueses, e os estudantes portugueses têm deixado muito boa impressäo. A maioria acaba por cá intergrar-se e ficar.
    Para contactos da escola veja o seguinte site: http://www.ik1.no/firmadetaljer/tannlegehoyskolen.120329/

    boa sorte!
    avatar
    Mara Ramos
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/07/2012

    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Mara Ramos Sáb Jul 28, 2012 3:17 pm

    Muito obrigado pela dica!!
    É uma área que realmente me interessa, embora a minha ideia fosse tirar uma especialização em implantologia ou cirurgia, mas já percebi que muitos dentistas se integraram no mercado de trabalho na Noruega a partir de especializações/ pós graduações tiradas em oslo ou bergen.
    E quanto aos salários, sabe dizer-me mais ou menos quanto ganha um dentista em inicio de carreira na Noruega?? A questão da experiência preocupa-me, pois normalmente procuram pessoas já com alguns anos de experiência.

    Mais uma vez muito obrigado =)
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Nasa Sáb Jul 28, 2012 9:35 pm

    De acordo com a tabela salarial do Estado para 2012 (ver: http://www.regjeringen.no/upload/FAD/Vedlegg/Lønns-%20og%20personalpolitikk/HTA_2010-2012_rettet.pdf ) um dentista em início de carreira situa-se na letra 50-54, ou seja, kr 397.200 - kr 425.800/ ano. Com especialidade, recebe 5 letras mais, ou seja kr 433.400 - kr 463.900 /ano.
    Com 5 anos de carreira pode somar-lhe mais cerca de kr 50.000 anuais.
    No sector privado, os salários säo cerca de kr 80.000 - kr 100.000 acima do sector estatal. Um dentista com consultório próprio tem em média kr 650.000/anuais.
    Conforme lhe disse, deve apostar numa especializaçäo, dado que isso vai alargar enormemente o seu horizonte aqui. Os noruegueses däo grande importância à saúde dentária, e muitos problemas säo tratados antes de se tornarem graves ou antes de se chegar à idade adulta. Ou seja, o cariz das especializaçöes difere bastante do sul da europa, pelo que deve investigar que especializaçöes säo "úteis" aqui. Aconselhei-lhe ortodpedia maxilar porque a Noruega é um dos países mais avançados nesta área. Eu próprio beneficiei de um complicado processo cirúrgico nessa área, e tive muita sorte por viver cá. Falo assim de experiência própria.
    Se tirar uma especializaçäo em Oslo (ou Bergen) tem emprego praticamente garantido, numa das muitas comunas espalhadas pelo país. A experiência é assim de menor importância nesse caso, o mais importante é ter uma especializaçäo tirada na Noruega.
    avatar
    Mara Ramos
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/07/2012

    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Mara Ramos Sáb Jul 28, 2012 11:43 pm

    Obrigado pela ajuda, é o que vou tentar fazer então! O salário parece-me muito bom, comparado com a falta de oportunidades que se tem visto em Portugal.
    Tenho apenas uma última questão, se me conseguir responder: a maioria dos dentistas trabalham no sector privado, como se verifica em portugal? ou estão integrados no plano de saúde? é que aqui n ser vê praticamente dentistas a trabalhar para o estado.

    Muito obrigado pela atenção =)
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Nasa Dom Jul 29, 2012 12:24 pm

    Cada comuna tem que ter pelo menos um dentista, e todas as escolas estäo integradas num programa estatal de saúde dentária. A maioria dos dentistas começa por empregos comunais/estatais, e com tempo abre consultórios próprios. Nos últimos anos tem-se assistido à abertura de clínicas dentárias privadas mas de uma forma geral os serviços de saúde säo largamente estatais. Note que na Noruega näo há comparticipaçöes da segurança social para saúde dentária após se completar os 18 anos, ou caso näo se seja diagnosticado com uma "condiçäo grave" na área da odontologia, pelo que ir ao dentista é bastante caro.
    avatar
    Mara Ramos
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 27/07/2012

    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Mara Ramos Dom Jul 29, 2012 8:46 pm

    Pelo que vejo é diferente do que eu tinha ideia. Pensava que era gratuito até aos 18 anos mas, após completar essa idade, não seria muito caro ir a um dentista do estado. Em Portugal a saúde oral é cada vez mais negligenciada devido aos preços altíssimos que os dentistas têm que cobrar. A crise juntamente com a pouca importância que os portugueses dão à saúde oral faz com que esta seja a primeira coisa a cortar nas despesas.

    Realmente ir para a Noruega é um dos meus objectivos já à algum tempo, mas é sempre um risco, pelo que me tento preparar o máximo possível. Vou tirar um curso de Norueguês em Lisboa e procurar propostas assim que acabar o curso.

    Conteúdo patrocinado


    Dentistas na Noruega Empty Re: Dentistas na Noruega

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 09, 2024 6:23 am