por Antonio Silveira Sáb Abr 02, 2011 8:54 pm
Caro Sergio Rodrigues,
Para ser muito honesto consigo e da minha experiência em Oslo desde 2003, como engenheiro de som e productor musical, o que lhe posso transmitir é o seguinte...
O meio não é assim tão grande e, não existem assim tantos espacos que o meu caro possa actuar!
Existem algumas opcões comerciais ou seja, espacos que pode cair em graca por algum tempo mas, bastante mal pagos atendendo ao nivel de vida em Oslo ou Noruega!
Durante o dito verão existe a possiblidade de tocar na rua mas, cada vez mais tem sido muito controlada pelas autoridades e regulamentada sofrendo de muitas limitacões.Existindo até uma acesa luta na sociedade a favor e em oposicão a qual uma parte desejava ver todas as animacões de rua desaparecerem.Só sendo permitidas em salas regulamentadas para o efeito.
Hoje a Camara de Oslo quer centralizar e limitar a todo o custo a actuacão de toda as formas musicais etc, realizadas por estranjeiros residêntes aqui na Noruega a uma unica sala em Oslo!
Enceraram variadissimos espacos que proporcionavam e divulgavam Worl Music etc.
Não foi devido á epoca que atravessamos mas sim a uma politica cultural errada xenofoba.
Exite uma associacão de musicos estrangeiros para toda a Noruega a qual pertenco e tenho trabalhado nestes anos, como deve depreender neste país ou em qualquer outro a cultura sem apoio estatal....enfim!
A iniciativa privada neste país para a cultura praticamente não existe pois o estado tem a obrigacão de suportar a cultura, para isso o contribuinte paga os seus impostos.
A associacão tem o nome de Samspill com o endereco web, http://www.samspillweb.no/
É a unica associacão reconhecida de musicos estranjeiros e não só, principalmente na área da Worl Music que promove um Festival que dá pelo nome de Worl Beats em Oslo e outras cidades da Noruega.
A nível do fado nunca tive conhecimento que exista até á data algum espaco que o promova aqui neste país.
Talvez na parte académica que por cá passa e vive uns tempos existam algumas pequenas "ilhas" mas, pela noite de Oslo á qual trabalhei e continuo nunca vi tal coisa.
Seria interessantissimo!
creio que poderia resultar em algo!
Mas...viver por cá sómente desta tão nobre forma cultural que é a música...não creio que seja possivel.
Faca uma experiência por aqui de verão, conheca este país, tente fazer alguns contactos, com o bolso preparado na mediada do possivel,
terei muito gosto em recebe-lo e trocarmos algumas dicas!
Com os meus melhores cumprimentos