Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?

2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


2 participantes

    Proposta de EMprego

    avatar
    goncalo_perdigao
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 19/06/2012

    Proposta de EMprego Empty Proposta de EMprego

    Mensagem por goncalo_perdigao Ter Jun 19, 2012 1:52 pm

    Bom dia a todos,

    Chamo-me Gonçalo Perdigão e sou motion designer em Portugal há já 6 anos.

    Respondi a um anuncio de uma produtora em Bergen que necessita de uma pessoa com as minhas caracteristicas.

    Eles estão me a oferecer cerca 30.000 kr / 4000 Euro a month e que o estado cobra 36% deste valor e que ficarei com cerca de 20.000 kr / 2700 Euro a month na minha conta, pagam a viagem para a Noruega.

    Como tenho namorada eles dizem que tentam arranjar-lhe emprego, ela é formada em matemática e trabalha na banca em Portugal.

    Gostaria de saber se este valor é justo, se é pouco e se com 20.000kr por mês consigo pagar casa/quarto, as despesas inerentes e ainda por de lado algum.

    Pois o meu receio é que o valor seja pouco e como nem eu ou a minha namorada não falamos a lingua, seja ainda mais complicado visto que o custo de vida na Noruega seja muito alto.

    Obrigado!
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Proposta de EMprego Empty Re: Proposta de EMprego

    Mensagem por Nasa Ter Jun 19, 2012 3:37 pm

    Olá. A sua profissäo na Noruega está integrada no grupo dos desenhadores gráficos, cujo salário de arranque ronda as Kr 300.000 anuais. Com 10 anos de carreira, ronda as kr 450.000-500.000
    Motion Designer em norueguês classifica-se sob a designaçäo de "animasjonsutvikler". Ora bem, um salário de kr 360.000 anuais (30 x 12) näo é mau para a sua profissäo (especialmente quando diz que tem 6 anos de carreira e näo fala a língua) mas é um valor abaixo do salário médio norueguês (que ronda as kr 447.000 anuais, segundo o INE cá do sítio). Sinceramente duvido também que consiga pressioná-los a darem-lhe mais do que esse valor, dado que há muitos suecos aqui à procura de trabalho, com muito boa formaçäo (e que ainda por cima falam um idioma idêntico). O problema é que é uma profissäo com bastante rotaçäo de pessoal, e de "vida curta"...aos 45-50 anos é suplantado pelos jovens com novas ideias, e por isso, uma profissäo mal paga.
    Eu próprio tenho um amigo em Oslo que era desenhador gráfico e aos 42 anos foi tirar um curso de economia e contabilidade, porque as opçöes tinham-se-lhe acabado no mercado de novos empregos daquela área. É um pouco como a história dos bailarinos...
    Eu se calhar se fosse a si, e caso näo tenha trabalho aí, vinha, mas apostava com o tempo numa outra carreira onde tenha mais estabilidade e ordenado mais elevado. Mas caso tenha emprego seguro aí, eu näo sei se viria para cá (ainda por cima com a sua namorada sem trabalho garantido) por kr 360.000....antes pelo contrário. Duas pessoas viverem aqui com kr 360.000/ano vai ser mesmo muito difícil, senäo impossível, e você ficará totalmente dependente de a sua namorada arranjar emprego em pouco tempo.
    O custo de vida na Noruega é caríssimo, e é preciso muito cuidado para näo se perder o contacto com esta realidade.

    Pondere bem!


      Data/hora atual: Sex maio 17, 2024 12:36 pm