Portugueses na Noruega



Participe do fórum, é rápido e fácil

Portugueses na Noruega

Portugueses na Noruega

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Portugueses na Noruega

Este forum foi criado com a intenção de por em contacto portugueses residentes na Noruega.

Embaixada Portuguesa em Oslo: http://www.portugalinnorway.com
Lusofonia Bergen: Styret@lusofonia-bergen.no & https://www.facebook.com/pages/Lusofonia-Bergen/182063435206659
http://www.noruega.org.pt

Entrar

Esqueci-me da senha

maio 2024

SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Quem está conectado?

1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum


O recorde de usuários online foi de 63 em Ter maio 03, 2016 1:17 am


3 participantes

    Viver em Narvik

    avatar
    spedrosa
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Viver em Narvik Empty Viver em Narvik

    Mensagem por spedrosa Sáb Dez 08, 2012 5:55 pm

    Boa tarde a todos,

    Eu e o meu marido estamos a pensar ir viver para Narvik pois ele teve uma proposta de trabalho. O salario que lhe propuseram é de 435.000NOK, estamos a contar com 41% de descontos. sabem-nos dizer so este numero chega para dois adultos e um bebé viver em Narvik? Aproveito também para perguntar se sabem o preço das rendas. Muito Obrigada.
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por Nasa Sáb Dez 08, 2012 8:54 pm

    spedrosa escreveu:Boa tarde a todos,

    Eu e o meu marido estamos a pensar ir viver para Narvik pois ele teve uma proposta de trabalho. O salario que lhe propuseram é de 435.000NOK, estamos a contar com 41% de descontos. sabem-nos dizer so este numero chega para dois adultos e um bebé viver em Narvik? Aproveito também para perguntar se sabem o preço das rendas. Muito Obrigada.


    Olá. Penso que estäo a exagerar na percentagem (41%) de impostos. Com uma criança, e se foram casados, penso que devem ir pagar 31-33% de impostos, dado que beneficiam da classe 2 de impostos e devem solicitar o desconto fiscal para estrangeiros nos 2 primeiros anos (desconto de 15% do total de imposto). O ordenado é razoável, mas como o custo de vida na Noruega é muito elevado, devem esforçar-se para que os dois consigam trabalhar o mais rapidamente possível, para que tenham uma economia mais desafogada.

    O preço das rendas em Narvik desconheço, mas é mais barato do que noutras cidades maiores. Façam uma pesquisa no finn.no e ficam logo com uma ideia do preço médio daquilo que procuram. Tentem que o emprego vos ajude a arranjar casa, é difícil conseguirem alugar casa a partir de Portugal.
    Boa sorte
    avatar
    spedrosa
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por spedrosa Sáb Dez 08, 2012 10:44 pm

    Um grande obrigado Nasa! Foi muito esclarecedor/a! Temos mais algumas pequenas questões pelo que, sem querer abusar da paciência, aqui ficam:

    A empresa oferece também mais alguns benficios tais como dias de férias adicionais, um curso de norueguês, seguros de saúde, viagem e vida, telemóvel e internet para a casa, etc. Não me saberá dizer se estes items entram para o cálculo dos impostos?

    Só para confirmar: ao valor que me indicou de 33% ainda desconta 15% para estrangeiros, durante os primeiros 2 anos? i.e. no fim a percentagem total de desconto é de 18% ou de 33%?

    Surgiu também uma dúvida relativa aos subsídios para o nosso pequeno Gaspar: tem ideia das condições que temos que reunir para usufruir deste beneficio? E para mim? Bastará ser casada para ter acesso a algum subsídio/beneficio eqquanto estiver desempregada?

    Mais uma vez obrigado e cumprimentos!
    avatar
    grayfoxpt
    Soldado
    Soldado


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 08/11/2012

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por grayfoxpt Dom Dez 09, 2012 1:29 pm

    não quero induzi-la em erro mas penso que o desconto para estrangeiros é de 10% e nunca superior a 40.000 nok por ano.
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por Nasa Dom Dez 09, 2012 1:38 pm

    Olá,
    Telefone, internet, etc contam como rendimento adicional, mas influenciam muito pouco o nível de imposto no final do ano, simplesmente pelo facto de raramente ultrapassarem alguns milhares de coroas no total. os esquemas de pensöes também afectam pouco o nível de impostos, mas ele vai descontar cerca de 2,2% do ordenado para o programa privado (obrigatório) de reforma. É-lhe deduzido do ordenado mensal.
    Quanto ao desconto fiscal, é de 10% e näo de 15% como eu erradamente referia, e como o senhor atrás alertou:- imaginem que têm de pagar 33% de imposto. O desconto de 10% corresponde a 10% de 33%, ou seja, uma reduçäo global de 33% para 30% na percentagem total de impostos. Pelo menos há uns anos era assim... e o limite máximo de desconto é de kr 40.000.
    O abono de familia, cerca de kr 950, é isento de imposto.
    No respeitante ao filho: a regra geral é que até aos 4 anos o pai que näo trabalhe e fique em casa com o filho (ou seja, o filho näo frequenta infantário ao mesmo tempo) recebe cerca de kr 3700 adicionais de subsídio. Caso o filho frequente infantário, näo há este subsídio. E para além do abono de família, desconheço a existência de outros apoios. Mas kr 3700 na Noruega é uma gota de água e näo däo para nada, pelo que deve tentar integrar-se o mais rapidamente possível no mercado de trabalho.
    Narvik é uma cidadezinha super pacata e simpática, tem um lugar especial no meu coraçäo porque foi o primeiro sítio da Noruega que eu conheci..., quando visitei a Noruega pela primeira vez vindo de interrail da Suécia há muitos anos..
    Visitem as Ilhas Lofoten alí ao lado, väo adorar!
    avatar
    spedrosa
    Inactive
    Inactive


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por spedrosa Dom Dez 09, 2012 2:40 pm

    Muito Obrigada pelas vossas respostas! Dentro em breve estaremos ai!
    avatar
    grayfoxpt
    Soldado
    Soldado


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 08/11/2012

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por grayfoxpt Dom Dez 09, 2012 3:46 pm

    de nada. eu aproveito tambem para esclarecer uma coisa, ja aceitei uma proposta de 570.000 nok perto de oslo. como a minha esposa não fala noruegues e muito pouco ingles presumo que va demorar uns tempos a conseguir emprego. daquilo que pesquisei (muito) acho que com este valor é possivel vivermos os 4 (temos duas crianças) sem grandes dificuldades mas também sem grandes luxos, o que acham? não somos gente de jantar fora nem de grandes extravagancias.
    avatar
    Nasa
    Capitão
    Capitão


    Mensagens : 214
    Data de inscrição : 06/05/2012
    Localização : Oslo

    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por Nasa Dom Dez 09, 2012 8:58 pm

    Sim, kr 570.000 dá bem para vocês os quatro, tanto mais que como alude säo pessoas sem extravagâncias..
    As rendas de casa fora de Oslo também säo mais baratas. A sua esposa deve no entanto pôr-se a aprender norueguês näo só para facilitar o processo de intergraçäo, como para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Muito poucas famílias norueguesas têm apenas um rendimento porque o custo de vida elevado força os dois a terem que trabalhar.
    :-)

    Conteúdo patrocinado


    Viver em Narvik Empty Re: Viver em Narvik

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 2:30 pm