por Nasa Dom Dez 09, 2012 1:38 pm
Olá,
Telefone, internet, etc contam como rendimento adicional, mas influenciam muito pouco o nível de imposto no final do ano, simplesmente pelo facto de raramente ultrapassarem alguns milhares de coroas no total. os esquemas de pensöes também afectam pouco o nível de impostos, mas ele vai descontar cerca de 2,2% do ordenado para o programa privado (obrigatório) de reforma. É-lhe deduzido do ordenado mensal.
Quanto ao desconto fiscal, é de 10% e näo de 15% como eu erradamente referia, e como o senhor atrás alertou:- imaginem que têm de pagar 33% de imposto. O desconto de 10% corresponde a 10% de 33%, ou seja, uma reduçäo global de 33% para 30% na percentagem total de impostos. Pelo menos há uns anos era assim... e o limite máximo de desconto é de kr 40.000.
O abono de familia, cerca de kr 950, é isento de imposto.
No respeitante ao filho: a regra geral é que até aos 4 anos o pai que näo trabalhe e fique em casa com o filho (ou seja, o filho näo frequenta infantário ao mesmo tempo) recebe cerca de kr 3700 adicionais de subsídio. Caso o filho frequente infantário, näo há este subsídio. E para além do abono de família, desconheço a existência de outros apoios. Mas kr 3700 na Noruega é uma gota de água e näo däo para nada, pelo que deve tentar integrar-se o mais rapidamente possível no mercado de trabalho.
Narvik é uma cidadezinha super pacata e simpática, tem um lugar especial no meu coraçäo porque foi o primeiro sítio da Noruega que eu conheci..., quando visitei a Noruega pela primeira vez vindo de interrail da Suécia há muitos anos..
Visitem as Ilhas Lofoten alí ao lado, väo adorar!